segunda-feira, 19 de março de 2012

Passo a passo da moranga alfineteira.

Oi!!
Hoje vou ensinar a fazer um alfineteiro em forma de moranga. Foi um pedido das minhas coleguinhas do curso de corte e costura (as Super Poderosas) e aproveitando que hoje é o dia do artesão...
Vamos a esse PAP, que ficou um pouco grande, pois ensino a fazer as folhas também:



Material:
- um círculo de 16 cm x 16 cm de poá laranja,
- dois círculos de 14 cm x 14 cm na cor verde, podem ser de poá,
- linha para bordado,
- plumante,
- pedaço de cordinha para artesanato,
- linha normal ou linha para pipa,
- cola quente ou outra cola para artesanato,
- pedaço de galho seco,
- um pedaço de feltro verde.


 Vamos começar fazendo a moranga.
Com a agulha vá alinhavando a lateral do círculo por dentro.                                           Ela fica assim.                                                                                                                                                              
             Puxe a linha um pouco para fechar a bola.                         Encha com bastante plumante, deixe-a bem durinha.                                               
 Feche a bolinha. Para fazer os gomos, comece passando a agulha com a linha, do fundo da moranga para a parte de cima, no centro. Desça a linha pela lateral. Depois repita a operação até formar os 7 gomos. Finalize com um nó.
Ela fica assim.

Agora vamos fazer a folha:

                         Dobre o círculo ao meio.                                      Dobre de novo dos lados para o meio, como está na foto. 
   Comece alinhavando de uma lateral a outra.                                      Puxe a linha e faça o acabamento com um nó. 

 As peças estão prontas. Vamos montar a moranga:


Costure as folhas na moranga e depois cole o círculo de feltro para finalizar o fundo da moranga.

Coloque cola quente no meio da moranga e cole o pedaço de graveto.
Deixe cola em volta do graveto e cole a cordinha já com o nó, aperte bem para ela não soltar.
A moranga está pronta; pode ser usada como alfineteiro ou enfeite. Pode ser feita de tamanho menor para usar como broche, chaveiro, ...



Boa semana e parabéns a todos os artesãos pelo seu dia!

Kátima.

24 comentários:

  1. Linda, vou levar para as alunas do curso de pintura. Elas vão adorar.
    Obrigado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É um amor essa moranga
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. OI KÁ!!ESTE PAP TÁ MUITO LEGAL!!EU JÁ TENHO MINHA ABÓBORA, APRENDI COM A CINÁRIA MENDES,MAS AGRADEÇO PELO CONVITE EM VIR APRENDER!!BJS!!

    ResponderExcluir
  4. Linda demais e super fácil de fazer.
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo dia do artesão, Kátima.
    Tenha uma linda semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor,

    Adorei o PAP, tomei a liberdade e linkei no meu blog, tudo bem?

    segue link da postagem:

    http://bykarenkessler.blogspot.com.br/2011/02/eu-que-fiz-porta-tesoura-e-alfineteiro.html

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  7. Amei o PAP...
    Vou fazer uma plantação de moranga... Rsrsrs!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Kátima,

    Eu sempre posto minhas artes, e muitas vezes as meninas pedem o passo a passo, como eu não levo jeito para fazer PAP, procuro na net por tutoriais e acho incrível a generosidade de artesãs como você que se dispõem a ajudar quem está começando.

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  9. "TODAS AS ARTES CONTRIBUEM PARA A MAIOR DE TODAS AS ARTES, A ARTE DE VIVER."
    19 DE MARÇO - DIA DO ARTESÃO

    ResponderExcluir
  10. Adorei...há muito tempo sonhava em achar um PAP da abóbora! Vou fazer...vou tentar na verdade...não tenho cola quente...e se eu embutir a canela, será que vai funcionar?
    Vou tentar hoje mesmo, com seu Blog na tela!
    Obrigada, obrigada...adorei!
    Beijos e uma ótima semana com bons pensamentos e alegrias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  11. há muito tempo sonhava em achar um PAP da abóbora! Vou fazer...vou tentar se fazer, será que vai funcionar?

    ResponderExcluir
  12. Kátima, vou tentar fazer uma depois te mostro.
    Beijos
    Vânia

    ResponderExcluir
  13. Oi Linda!!!!!
    Que maravilha vc ensinar
    o PAP, adorei!!!
    Beijokas!!!!

    ResponderExcluir
  14. Kátima, que lindo pap, amei este alfineteiro, perfeito, obrigado por compartilhar suas maravilhas, Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  15. Amei o PAP... é uma otima iniciativa ensinar os outros.. faça mais desses PAPs...

    ResponderExcluir
  16. Valeu mesmo esse PAP,vou tentar fazer essa semana!
    Beijocas flor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde...vim dar mais uma espiadinha na abóbora...estou fazendo agora...se ficar legal eu coloco no Blog...vamos ver!
    Beijos e mostre mais passo a passo quando puder...eu adoro!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  18. Linda a sua abóbora! Seu PAP me deu a idéia de fazer um móbile pra cozinha!
    Ainda estou pensando em minha decoração e adorei as idéias q vi aqui.
    Aproveito pra convida-la a conhec o meu blog: http://www.searenatapensasse.blogspot.com

    Beijocas mil!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o pap Kátima!!
    Você tem muito jeitinho para ensinar.

    Beijinhos.
    Patricia.

    ResponderExcluir
  20. Olá Kátima, adoro passar por aqui. Sempre tem novidades lindinhas. Esse alfineteiro é muito fofo, fiquei inspirada.
    Tenha um ótimo domingo.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Oi Kátima quanta coisa bacana por aqui amei esse PAP de abóbora e as bolsas são lindas demais. beijos vira e mexe estarei por aqui até......

    ResponderExcluir
  22. Olá Kátima, parabéns pelo blog e pelo tutorial. A abóborinha ajudou-me a fazer a minha alfineteira :) Bjs e continuação de bom trabalho!

    ResponderExcluir
  23. Olá Kátima
    Lindo seu alfineteiro_moranga, um marco do fuxico com enchimento. Sempre lindo e bem vindo no ateliê não é mesmo.
    Adorei o detalhe do sisal!
    Te vi no resumo da Maria, parabéns, está lindo!

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!☺