segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Minhas primeiras peças de patchwork


Sempre tive vontade de fazer patchwork, mas vivia enrolando para começar, até que um dia fui com uma amiga procurar uma boa professora, ou melhor uma perfeccionista, e achei a Claúdia. E naquele cantinho cheio de tecidos e peças, uma mais linda que a outra, comecei o meu curso, costurando a mão todos os primeiros blocos. Depois de passar por esse sacrifício, fui para a máquina de costura, huff! A primeira peça teve que ser dobrada, pois queria muito fazer colchas para o quarto das meninas. E fiz, essas que estão nas fotos. Foram quiltadas pela Galiana. Voltando a falar da Claudinha, ela é especial, pois com o curso básico, hoje consigo fazer peças lindas e sempre que preciso sei que ela está lá com muitas novidades, painéis importados e principalmente com todo o carinho e presteza que uma professora precisa ter. Vou terminando a postagem de hoje com esta singela homenagem à pessoa que me ajudou a descobrir esse mundo maravilhoso que é o patchwork.


Beijos e queijos Kátima.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Presente para sobrinho


Nem só de cozinhar está sendo o fim de semana, costurando também.Fiz uma aula há um tempo atrás com uma pessoa especial ( Lu Gastal) que me ensinou a fazer um gatinho, pois até então só fazia outras costuras, bichinhos nem pensar. As fotos são do ursinho que fiz para o Alberto ( meu sobrinho que mora em Uberlandia). 


Na expectativa que todos estejam gostando e que o Alberto vai gostar termino esse post.



Beijos e queijos. Kátima.

Fim de semana com visitas e costuras



O sábado começou com um delicioso café da manhã, com a companhia da mina linda família e de um amigo e sua linda filha. Para comer, um bolo de maçã com damasco e claro, pão de queijo. Segue a receita do bolo:

Bolo de maçã com damasco.

2 maçãs picadas em cubos pequenos
1 xícara de açúcar mascavo

Quando estiver picando as maçãs, vá colocando-as em uma vasilha com agua e sal, escorra a agua e coloque-as em uma panela, jogue o açúcar por cima e leve para cozer um pouco, de modo que a maçã não derreta.Reserve.

Em uma tigela coloque:

2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) canela em pó
1 pitada de sal
3/4 xícara de açúcar mascavo

Faça uma cavidade na farinha e coloque:

4 ovos ligeiramente batidos
180 gramas de manteiga ou margarina derretida e morna
1 xícara de damasco picado ou se preferir uva passa

Misture tudo coloque em uma forma ou formin
has para muffis.Coloque por cima a cobertura:

1 colher de chocolate em pó
1/2 colher de canela em pó
2 colheres de manteiga gelada
3 colheres de açúcar
4 colheres de farinha de trigo

Misture tudo e coloque por cima do bolo. Leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos.




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cortando a fitinha do blog.


muito tempo estou tentando criar um blog para falar de artesanato e culinária, que são minhas paixões (depois é claro das minhas filhas e do meu amor). Eu não tenho muita experiência nesse assunto de ter um blog. Todos os dias leio os blogs que gosto e acompanho, então tive a idéia de ter um para que as pessoas que conheço, pessoalmente ou não, possam estar perto de mim. Estou aberta para comentários e sugestões. Abaixo estão as fotos da festa do pijama que fiz para minha filha caçula.

Esta caixinha foi com o convite da festa dentro.


Lembrançinhas para as amigas dormirem bem.


O tema foi joaninhas, eu fiz os cupcakes também.



Fiz também o forro de mesa e as joaninhas (jogo americano), criados por mim.

Beijos e queijos.
Ka