segunda-feira, 13 de junho de 2011

Enfim, corte e costura!!!

Olá!!
Quando comecei com o patchwork, não queria fazer roupas pois achava muito difícil tal arte. Ao longo do tempo fazendo colchas, bolsas e bonecos, a vontade de fazer peças para mim e para as meninas estava cada vez maior; procurei uma escola de corte e costura que ensinasse a fazer o molde de acordo com a medida da pessoa, e achei a Casa do Ceará, uma instituição que tem vários cursos, o preço é acessível, a professora muito prestativa e o método de ensino é o famoso Ioli
Estou a um mês no curso, fiz minha primeira saia e já comecei a segunda, sem pressa, pois quero me distrair e não sofrer. O curso é difícil, mas prazeroso, pois curto cada passo que dou nessa minha nova aventura.

Meu kit:


Já fiz muitas bolsas, mas pela primeira vez uma para mim:


Aproveitei os retalhos e fiz saquinhos para colocar as réguas do kit ioli:


O botão da bolsa foi feito com recorte de MDF em formato de máquina de costura; colei tecido sobre ele, usando cola branca:


Minha primeira saia:


Toda faceira, com minha saia e a bolsa:


Como é bom fazermos peças para nós mesmas, estou muito feliz!!

Beijos, Kátima.

36 comentários:

  1. OI KATIMA , QUE LEGAL SEU CURSO, EU NUNCA FIZ MAS SOU FILHA E NETA DE COSTUREIRA SEI COSTURAR, QUANDO ERA PEQUENA MINHA MÃE TINHA QUE TIRAR A AGULHA DA MAQUINA QUANDO SAIA DE CASA PARA MIM NÃO FUÇAR NA MAQUINA PODE???? UM DIA CORTEI OS TECIDOS DE UMA CLIENTE PRA FAZER ROUPINHA DE BONECA RSSSSS, EU ERA DANADA, MAS É TÃO PRAZEROSO COSTURAR, FICOU LINDA SUA SAIA BJS DEYA

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátima.
    Vc tá danada de esperta mesmo, agora fazendo até roupa, ficou linda.
    A bolsa então perfeita!
    Lindo dia
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei as tuas criações Kátima!

    Eu fico babando por estas bolsas, são tão fofas. Eu tenho procurado paps pela net, mas ainda não encontrei um que me desse segurança para poder fazer.

    A saia ficou ótima, parece uma saia de compra normal.Minha mãe quando era mais nova fazia umas coisas, mas com a idade foi esquecendo.
    Meu pai também sabia costurar, ele é de Recife e chegou a fazer bonecas de pano cozidas à mão, ele contava que em Recife haviam homens que costuravam e bordavam melhor que muitas mulheres.

    Quero ver se compro tecido para colocar a barra na saia da Dani, gostava também de saber como fazer umas blusinhas para ela, de verão, coisinha simples de alcinha.
    Aqui a roupa é muito cara, mamãe quando vem aqui traz sempre roupinha para as crianças, por que aí no Brasil encontra-se roupa em conta e de boa qualidade.

    No inverno é que não tem jeito, tenho que me organizar por aqui, pois a roupa de inverno do Rio, aqui não dá nem para o Outono :)

    Beijinhos e desculpa o comentário extenso, mas gente sozinha não pode encontrar uma chance de "falar", que perde a conta :)

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale, eu fico babando qdo vejo as pessoas fazendo suas proprias peças, nao sou tao prendada. So me resta admirar.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...
    Ficou muito lindas( a saia e a bolsa )...
    E você então... Esta carinha de feliz... Ficou maravilhosa...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    Que inveja boa dessa tua habilidade, minha mãe é exatamente assim, sempre costurou pra nós 4.
    Queria muito fazer uma sai pra mim, quem sabe um dia.
    Bjao
    parabéns
    Ah, vejo o lance da bolsa qdo a Pi entrar de férias, tô enrolada.

    ResponderExcluir
  7. Mas tá muito chique Ka,
    Agora te segura rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Kátima! Que prazer ter você no sorteio do bloguito! Boa sorte, viu? E obrigada pelo carinho. :-D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Kátima amadinha agora fiquei
    mais animada ainda, me escrevi
    no curso de corte e costura do Senac
    estava achando o curso caro, mas
    agora sei que vai valer a pena!
    bjs tenha dias abençoados !

    http://alcenacvc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Kátima! Acho maravilhoso poder fazer as próprias roupas. Fica tudo personalizado né? Sem contar na economia!
    Quanto à bolsa, nem preciso falar né? Linda demais!
    bjo bjo =)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Kátima, deve ser um enorme prazer criar as suas próprias roupas, legal muito legal...já estou a falar como vocês e tudo.
    Beijinho
    Fátima Coelho

    ResponderExcluir
  12. Kah,
    Tenho q sair do discurso e fazer um curso tb. Gosto mto de costura, mas quero como vc..p distrair. Estou em período de possível mudança e isso me tira o foco...=(
    Lindinha sua saia e a bolsa é mt fofa... mas vamos combinar...a modelo toda light ajuda mt né =D
    Um bejim procê amore!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kátima!

    Eu sempre quis fazer um curso de corte e costura mas nunca encontrei um local para fazer, aqui é muito difícil de achar.Ainda mais eu que nem sei colocar uma linha numa máquina de costura.Mas um dia eu chego lá. Quanto as tuas novas peças, tudo muito lindo. Parabéns e continue a nos mostrar as tuas criações.
    Bjokas
    Daca

    ResponderExcluir
  14. lINDAS PEÇAS!aINDA APRENDO A COSTURAR!!BJS!!

    ResponderExcluir
  15. Muito chique e elgante sua saia Kati!!!!
    Ficou tão bem em vc!! Com esse corpinho de modelo tudo fica lindo! O modelo da saia é bem meu estilo gostei da cor e o corte está lindo.
    Parabéns amiga!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Kátima...
    que bom que gostou das minhas galinhas, passei um trabalhão pra fazê-las, mas gostei bastante...
    E adorei sua saia, tá prendada hein?? E a bolsa ficou muito fofa tb.
    Parabéns!!!
    Bjuss
    Veruska

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga!! que linda sua saia!!! amei!!!
    eu tb já fui atrás pra fazer um curso, mas era tão longo que desanimei...ainda to treinando nos patchs por enquanto e qdo me arrisco em alguma roupa abuso do zig zag...minha costura reta ainda precisa ser muuuio treinada..rsrsrs
    bjss querida!!!!

    ResponderExcluir
  18. Que bacana costurar as próprias roupas. Ando com vontade de fazer uns puja unhas para os meninos. Preciso de um curso desse
    Parabéns!
    Bj
    Patricia
    Patipins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Kátima!
    Adorei seu blog! Costurar é uma delícia, não é mesmo?
    Beijo,
    Ângela

    ResponderExcluir
  20. Tenho passado aqui sempre, mas não dá tempo de deixar recado...mas hoje consegui. Parabens pelo blog que está sempre lindo!
    Ale

    ResponderExcluir
  21. Oi Kátima que legal vc aprendendo a costurar suas próprias roupas! Parabéns!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Kátima. Não sei costurar, mas adoro ver criações e coisas de casa. Virei aqui sempre.

    Sua irmã mora aqui e você em Brasília, né? Tão longe.

    Adorei sua visita e seu recadinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi,Katima!
    Que legal que está gostando do curso! Sabe, sou louca pra aprender a costurar roupas também!
    A sua saia ficou maravilhosa! Parabéns!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  24. oi katima!!!! obrigada pelo recadinho carinhoso! ah com certeza terei muitas aventuras ainda com a minha pimentinha... aventuras noturna diga-se de passagem pq essa pimentinha parece uma conrujinha, dorme tardeeeeeeeee... rsrsrs...
    amei a bolsa!!! vc ta chiki no urtimo nas fotos! adorei!!! um beijo!!!!
    leila - fofurasdefeltro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Ká, como vai? Que máximo isso de fazer corte e costura!!! É o que estou querendo também!!!! Já procurei uma escola por aqui e achei uma até que boa, mas ainda não tive como iniciar!!! Talvez depois das férias eu comece. Estou louca pra começar a fazer as minhas próprias peças e quem sabe começar a trabalhar com isso, né!!! Beijos e obrigada pelo carinho. Fabi.

    ResponderExcluir
  26. Adoramos o seu blog,achamos maravilhoso e já estamos seguindo.
    Glorinha e Rogerio Rinaldi
    Criadores do brinco ícone Like
    http://sbrincos.blogspot.com
    ótima quinta amiga.

    ResponderExcluir
  27. Olá Kátima!!

    Vim deixar um beijinho e agradecer as carinhosas visitinhas.
    Obrigada pela companhia :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  28. Oii obrigada pela visitinha lá no blog, adoro!!
    Já estou te seguindo e acmpanharei tudo, ok??
    Parabéns pelas artes, com corte e costura...
    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Oi Kátima, tudo bem com voce?

    Como sempre o seu blog é demais. Parabéns por mais

    essa meta, de costureira agora, vá em frente, a saia e o short ficaram ótimos.

    um beijo

    Regina Célia - artereartesanato

    ResponderExcluir
  30. Oi Katita!!
    Vi sua visita no bloguinho hoje, mas quero te convidar para passar lá novamente porque havia postado por engano antes de terminar o post, pode?! Mas agora está completo tem até uma receitinha para o inverno.
    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  31. adorei! estou levando o link para as abobrinhas, logo estara atualizado! um bj doe e obrigada pelo carinho!
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  32. AMIGA,
    MEU BLOGUINHO ESTÁ CONCORRENDO AO PRÊMIO MELHOR BLOG ,MAIS VISITADO ,PRA VOTAR É SÓ DAR UM PULINHO no http://saladamixtta.blogspot.com/  E CLICAR NO ARTESARÔ. CONTO COM VOCÊ ! OBRIGADA, BJOS, RÔ(ARTESARÔ)

    ResponderExcluir
  33. Que legal!!! Adorei!! Sabia ia até te contar Katima, minha amiga do blog Viva You, comentou comigo sobre o curso corte e costura, e to pensando muito em fazer. Não é patcwork com o seu, não tenho nenhuma noção de costura, mas quero aprender, mas logo quero aprender as coisas que você faz.....Quando começar a fazer, e fizer alguma coisa legal, vou postar no meu blog, e avisar você para dar sua opinião!!! hehhe..

    Beijos..bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  34. olá Ká eu também estou fazendo corte e costura, e estou amando...já fiz várias peças para mim ...mais agora mudou de professora, pena...mais não vou desistir, vou continuar mesmo tendo que mudar de método....


    bjos e ótimo feriado!!!!

    ResponderExcluir
  35. Muito lindo parabéns
    http://becaeyel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Oi Kátima, parabéns pelo seu blog. Moro em Vila Velha/ES e começei há muito tempo atrás curso do Ioli, mas parei e esqueci. Tenho todo o material mas minha professora parou de dar aulas, vc sabe me informar se tem alguém aqui nesta região da Grande Vitória/ES que ensina esse método?

    Grata

    Nivia

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!☺