segunda-feira, 28 de março de 2011

Receita de cupcake.

Oi, galerinha!

O fim de semana  foi muito bom!
Ontem recebi um e-mail da Adriana (minha comadre), onde ela declara o seu amor por mim e minha família. Dri, também gosto muito de vocês, incluindo sua mãe e irmãs. 
Aproveitando o momento, quero dizer às minhas amigas que todas estão no meu coração. Agora, com o blog, podem ver o que ando fazendo!!

Abaixo, a receita do brigadeiro cremoso para cobrir cupcakes, que me pediram. A cobertura pode ser, também, com ganache e confeitos. Eu utilizo forminhas de cerâmica,  pois são mais fáceis de lavar que as de alumínio.

Primeiro, a receita do bolo:

Bolo de chocolate econômico.

1 xícara de leite
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
2 ovos
1 colher (sopa) de pó royal

Bata no liquidificador: leite, óleo, açúcar e os ovos.
Em uma tigela, coloque farinha de trigo, chocolate e os ingredientes batidos.  Misture bem, e por último, adicione o pó royal. 


Coloque um pouco da massa na forminha. Depois, ponha chocolate picado (meio amargo), e o resto da massa por cima.


Assar em forno médio, por uns 20 minutos.

Depois de assado, retire da forma de cerâmica e deixe esfriar.


A seguir, vamos falar da cobertura.

Brigadeiro cremoso.

15 g de farinha de trigo
20 g de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
200 ml de creme de leite
20 g de manteiga 

Em uma panela, dissolva a farinha e o chocolate no leite condensado.
Acrescente o creme de leite e a manteiga, misture bem.
Leve a massa ao fogo, mexendo sempre, até o conteúdo começar a desprender do fundo da panela e ficar endurecido.
Deixe esfriar, coloque no saco de confeiteiro e coloque sobre os bolinhos.


Fiz estes, menores,  na forminha de silicone; nem precisou da forma de papel:


Na foto abaixo, com cobertura de brigadeiro cremoso (o primeiro) e de ganache com granulado.


A receita é simples e muito gostosa.
Não esqueçam de participar do sorteio.
Beijos, Kátima.

22 comentários:

  1. Ka, vc coisas lindas!
    Que capricho e que detalhes!
    Adoro seu cantinho
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Ka,
    Como eu amo cupcake, tenho que tentar fazer essas sua receita parece bem fácil.
    Tenta fazer o porta moedas sim, é muito fácil.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ka, adorei as receitas, são de dar água na boca...vou tentar fazer e depois te digo cmo ficou. Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Amiga, bom dia, que graça vc dizer que usa forminhas de ceramica....são lindas !!!Muito caprichosa vc amiga! Já copiei a receitinha , obrigada viu pelo carinho!
    Fique com Deus e uma ótima terça-feira!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Ai que delicia!!!Adorei a receita Katima!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou, em breve, fazer essa deliciosa receita.
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  7. Hummm, eu comi e ainda trouxe um monte para casa né?
    bjo flor =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Ka!
    Humhummm adorei a receita, está anotadíssima...obrigada!

    Topa fazer uma lista das 10 coisas que mais ama na sua casa?
    A postagem está lá no Casa Com Decoração.

    Beijos
    Regiane

    ResponderExcluir
  9. Oi...Acabei de conhecer seu blog e já estou seguindo...
    Que delícia esses cupcakes...dá água na boca...
    Vou participar da promoção.
    BJus
    Veruska
    Dá uma passadinha no meu blog pra conhecer, e se gostar pode me seguiir tá? Rsrrs

    ResponderExcluir
  10. Olá, que fofo seu blog, acabei de conhecer e já estou seguindo. Lindo os cupcakes que vc faz.
    Um xero!!!
    Jane Araujo

    ResponderExcluir
  11. Amiga bom dia menina linda, como está seu dia hoje?
    Tem selinho pra você lá no CASA!
    BJ

    ResponderExcluir
  12. Sabia que vc iria gostar do pano de prato com galo e galinha bordados. Já faz tempo que bordei, nem sei se ainda tenho o gráfico dele, se eu achar faço um para vc!
    bjo bjo =D

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Te vi lá no blog da Ruby e ela por aqui.
    Amei a receita, já anotei e vou fazer em breve.
    Adorei as dicas do blog, sempre passo por aqui.
    Ainda não tinha seguido. Ando muito ocupada e sem tempo pra fazer o que mais gosto : (
    bjao
    vi

    ResponderExcluir
  14. OI, Katima
    Amei seu blog, quantas dicas maravilhosas e fotos lindissimas, amei, já estou te seguindo, caso queira conhecer um pouquinho de mim, viste meu blog: www.aleartsbiscuit.blogspot.com

    Beijocas carinhosas.

    ResponderExcluir
  15. Bom...eu já tinha dado um olinho aqui, mas fiquei com vergonha de perguntar, rsrsrs...

    A receita é simples,mas encalhei nas formas de cerâmica, são mesmo necessárias??
    Ainda tenho outro desgosto, rsrsrs...
    Sabe que aqui não encontro creme de leite?!
    Leite condensado já tem a uns anos, mas creme de leite não :(

    Beijinhos e obrigada pela tua atenção :)

    ResponderExcluir
  16. esse chocolate em po pode ser tipo nescau e toddy ou tem que ser aquele do padre??

    ResponderExcluir
  17. Adorei a receita, Ka! Já vai para o caderninho de receitas!
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  18. Katima, parabéns pela dedicação de seu blog. Está encantador, as receitas maravilhosas. Parabéns, minha nova amiga.
    Bjks e sucesso!!!!
    Raquel

    ResponderExcluir
  19. Olá Katima, parabéns pelo seu blog. Muito criativo e receitas maravilhosas!!
    Você é realmente uma pessoa muito especial. Obrigada pela sua amizade e companhia. Sucesso em sua vida!!!!
    Vou fazer cada receita deliciosa que vc ensinou e com certeza muitas que virão.
    Grande abraço da nova amiga...
    Raquel

    ResponderExcluir
  20. Adorei a receita, vou tentar fazer em casa, espero que fique tão bom e bonito quanto o seu. O resultado final me lembrou bastante um cupcake que comi em uma lojinha super linda na Ausgusta, chamada Wondercakes (http://www.locamob.com.br/wondercakes-1/details).Lá eles tem a maior variedade de cupcakes de SP, sempre com novas receitas deliciosas. Adoro.

    ResponderExcluir
  21. Oi Kátima, conheci seu blog através de pesquisas no Google pois estava interessada em aprender a fazer cupcake, adorei suas sugestões e seus posts como um todo.
    Bom, queria tirar uma dúvida com vc, eu fiz o cupcake, seguindo sua receita, mas o emu não ficou sequinho e crescido como o seu, ficou meio murchinho e úmido, onde eu posso ter errado? qual o segredo para ele crescer e ficar fofinho assim?? fiz com chocolate da nestlê e a cobertura vou usar o chantili da Hulalá, pois na loja me indicaram como o melhor de chocolate. Tirei fotos, depois te mando pra vc fazer a análise...rsrsrsr.. bjus e obrigada!!

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!☺